Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 28 de abril de 2024

Grêmio vence Juventude por 3 a 1, mas está fora da final do Gauchão

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O Grêmio venceu o Juventude por 3 a 1 neste domingo, na Arena, mas não conseguiu avançar para a final do Gauchão devido a vitória do time da Serra por 2 a 0 na partida no Alfredo Jaconi. Apesar dos gols de Wallace, no primeiro tempo, Giuliano e Bolaños, o gol de Roberson, com desvio em Bressan, garantiu o clube de Caxias do Sul na decisão. O Tricolor pressionou durante toda a partida, mas não conseguiu o resultado necessário.

A Federação Gaúcha de Futebol ainda não divulgou o dia e o horário da final, mas a tendência é que a primeira partida ocorra no próximo domingo, às 16h, no estádio Alfredo Jaconi. A partida de volta deve ocorrer, no mesmo horário, mas no dia 14, no Beira-Rio.

Gol no início e pressão tricolor

Necessitando de dois gols para levar para os pênaltis e de três para chegar a final, o Grêmio iniciou a partida pressionando, o que é uma tradição da equipe comandada por Roger quando atua na Arena. Aos três minutos, Wallace arriscou de fora da área e marcou um golaço. O chute forte fez a bola entrar no canto esquerdo de Elias. Grêmio 1 a 0 Juventude.

Mesmo com o resultado, o Tricolor seguiu pressionando e não dando espaços para o adversário. Com as linhas adiantadas, o Grêmio marcava a saída de bola e dificultava a criação de jogadas do time de Caxias do Sul. Aos 12, Douglas cruzou da esquerda de ataque para o interior da área. Giuliano desviou de cabeça, a bola cruzou a área na frente da meta de Elias e saiu pela linha de fundo. Bobô chegou a dar o carrinho, mas não alcançou.

Após o lance, o jogo passou a ficar “mais pegado”, com faltas de ambos os lados e cartões para dois de cada equipe. Mesmo com o domínio das ações ofensivas, o Grêmio só conseguiu criar nova chance de gol aos 33. Após escanteio da esquerda de ataque, a bola bateu no braços de Bressan, quicou e Elias fez excelente defesa. No rebote, a bola bateu no joelho do zagueiro, com Elias caído, e saiu à esquerda pela linha de fundo.

Aos 41, após a cobrança de escanteio, Elias soqueou para fora da área. Wallace não deixou a bola cair e bateu muito próximo ao poste superior do Juventude. Três minutos depois, Luan entrou a dribles dentro da área, pela direita de ataque, e bateu. O goleiro do Juventude saltou e empurrou a bola pela linha de fundo, evitando o segundo gol.

Grêmio amplia, mas Juventude desconta e conquista a vaga

A segunda etapa começou em dois gols. Logo a um minuto, Giuliano recebeu passe de Douglas, dentro da área, driblou o marcador e chutou no canto esquerdo de Elias. Logo após o reinício, Roberson, marcado por três jogadores, tentou limpar para o chute na entrada da área e arrematou. A bola desviou nas costas de Bressan e “matou” Grohe. Grêmio 2×1 Juventude.

Após o gol, o Grêmio voltou a pressionar, mas o Juventude mudou a estratégia e passou a contra-atacar em velocidade. Porém, rapidamente o Tricolor voltou a dominar as ações ofensivas. Aos nove, Roger retirou Bobô e colocou Bolaños. E foi o equatoriano que marcou o terceiro. Aos 12, Maicon lançou Giuliano dentro da área. O meia driblou um marcador e o goleiro dentro da área e a bola sobrou para Bolaños empurrar para o fundo das redes. Grêmio 3×1 Juventude.

Precisando de mais um gol para classificar, o Tricolor seguiu pressionando e criando oportunidades. Aos 17, Luan aproveitou rebote e chutou de fora da área. A bola passou rente ao poste esquerdo de Elias. Dois minutos depois, Douglas chutou da direita, Elias tocou com a ponta dos dedos, a bola bateu no travessão e saiu pela linha de fundo.

O Grêmio seguiu insistindo, mas passou a ter dificuldades para criar chances claras de gol. Aos 37, Luan passou por dois marcadores e bateu de perna esquerda, mas a bola saiu à direita da meta do Juventude. Dois minutos depois, Henrique Almeida recebeu passe dentro da área, mas, na frente de Elias, chutou rasteiro e o goleiro defendeu com tranquilidade.

Nem mesmo os cinco minutos de acréscimos do árbitro Jean Pierre de Lima foram suficientes para o Tricolor marcar o gol da classificação. Com o resultado, o Grêmio fica fora da final do Gauchão e o Juventude enfrenta o Inter.

Gauchão – Semifinal

Grêmio 3

Grohe; Ramiro; Fred, Bressan e Marcelo Oliveira; Wallace (Lincoln), Maicon, Giulano e Douglas (Henrique Almeida); Luan e Bobô (Bolaños). Técnico: Roger Machado.

Juventude 1

Elias; Helder, Heverton, Klaus e Pará; Wanderson, Itaqui (Lucas), Bruno Ribeiro e Hugo (Wallacer); Dieguinho (Vacaria) e Roberson. Técnico: Antônio Carlos Zago.

Gols: Wallace (3min/1ºT), Giuliano (1min/2ºT) e Bolaños (12min/2ºT) e Roberson (2min/2ºT)

Cartões amarelos: Ramiro, Bressan e Fred (G) e Lucas, Bruno Ribeiro, Hugo e Dieguinho (J)

Cartão vermelho: Hélder (J)

Árbitro: Jean Pierre de Lima.

Auxiliares: Leirson Peng e Michael Stanislau

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também