Grêmio segura empate com o Corinthians na estreia do Brasileirão
- porJuliano Beppler da Silva
- 15 de maio de 2016
- 8 anos
O Grêmio estreou com um empate no Campeonato Brasileiro. Em um jogo que teve as melhores chances para marcar – perdidas por Bobô -, o Tricolor ficou no 0 a 0 com o Corinthians no Itaquerão neste domingo. Com um desempenho satisfatório diante do atual campeão brasileiro, o time de Roger recupera um pouco a imagem deixada nas atuações diante do Rosario Central na Libertadores.
O Tricolor volta a jogar pelo Brasileirão no próximo domingo, às 16h, quando recebe o Flamengo na Arena. Já o Corinthians, no mesmo dia e horário, vai a Salvador enfrentar o Vitória.
O jogo
O técnico Roger Machado optou por abrir mão do meia Douglas e escalou o centroavante Bobô como titular para enfrentar o Corinthians no Itaquerão. A mudança alterou também os posicionamentos dos outros três homens do setor ofensivo. Luan e Giuliano trocaram de lado enquanto Bolaños foi recuado para atuar centralizado na linha de três meias do 4-2-3-1.
As alterações de Roger não ficaram apenas nos posicionamentos dos jogadores de frente. Diante de uma marcação alta do Corinthians, o Grêmio abriu mão do tradicional toque de bola e optou por um jogo mais direto. Não foram poucas as vezes que o goleiro Marcelo Grohe e os defensores arriscaram as bolas longas, explorando a altura de Bobô e a velocidade de Bolaños.
Assim, com um jogo menos cadenciado e mais vertical, o Grêmio fez um bom primeiro tempo, principalmente nos primeiros minutos. Foram do Tricolor as duas chances claras de gol da etapa inicial. Na primeira, aos 8 minutos, Bolanõs cruzou da direita e encontrou Giuliano às costas da zaga. O meia arriscou o chute de esquerda e mandou perto.
A segunda oportunidade foi ainda mais clara e teve novamente a participação de Bolaños. Aos 19, o passe do equatoriano encontrou Bobô, que, livre, chutou para defesa de Walter, que substituiu Cássio, perdendo a melhor chance de gol do primeiro tempo.
O Corinthians teve muita dificuldade para passar pela marcação do Grêmio nos primeiros 30 minutos. Dessa forma, só ameaçou Grohe em cruzamentos. Em um deles, de Romero e direto, o goleiro fez a ponte e afastou o perigo aos 12. Um minuto antes, o goleiro havia defendido a cabeçada de Felipe sem muita dificuldade.
Nos últimos 15 minutos do primeiro tempo, o Corinthians passou a encontrar espaços na defesa do Grêmio, provocada pelas saídas de trás dos volantes Elias e Bruno Henrique que complicaram a marcação de Maicon e Walace. Mesmo assim, a boa jogada de Marquinhos Gabriel e a finalização de Elias acabaram não indo em direção ao gol. Final de primeiro tempo: Corinthians 0 x 0 Grêmio.
Os dois times voltaram para o segundo tempo sem alterações. Sem mudança nos nomes, mas nas posturas. O Corinthians retornou em um ritmo mais forte e começou a causar problemas desde os primeiros minutos. Aos 40 segundos, Uendel fez fila pela esquerda e Geromel cortou o cruzamento, que levava perigo. Aos 6, o lançamento longo encontrou Fagner sozinho, mas o erro no domínio acabou salvando o Grêmio, que tinha apenas Marcelo Grohe à frente do lateral corintiano.
Mesmo com o Corinthians melhor na partida, Tite fez duas mudanças na equipe aos 15 minutos. Guilherme ingressou na vaga de Rodriguinho enquanto Giovanni Augusto entrou no lugar de Romero. Roger não demorou muito para responder e, aos 18, chamou colocou Everton em campo para saída de Luan.
As trocas de Tite quase deram resultado aos 20 minutos. Giovanni Augusto conseguiu se livrar da marcação de Ramiro e cruzou uma bola venenosa que Marcelo Grohe conseguiu apenas espalmar para o meio da área. O gol corintiano só não saiu porque Marcelo Oliveira apareceu de carrinho para travar André e evitar o tento do time paulista.
O Grêmio respondeu seis minutos depois quando Everton arrancou pela direita e tocou para Bolaños, que achou outro pelo passe encontrando Bobô, que perdeu.
Os dois treinadores mexeram no time simultaneamente aos 31 minutos. E foi para tirar os centroavantes. No Grêmio, Bobô saiu para entrada de Henrique Almeida enquanto André, bastante vaiado pela torcida foi substituído por Luciano. Aos 37, Roger Machado mostrou que estava satisfeito com o empate. Ele sacou o atacante Bolaños e mandou a campo o volante Edinho.
Nos minutos finais, o Corinthians tentou exercer uma pressão. Em duas finalizações, a primeira de cabeça e segunda com o pé esquerdo, Luciano mandou para fora do gol. Já aos 47, Balbuena cabeceou e Grohe fez uma difícil defesa para manter o zero no placar. Final de partida: Corinthians 0 x 0 Grêmio.
Brasileirão 2016 – 1ª rodada
Grêmio
Marcelo Grohe; Ramiro, Geromel; Fred e Marcelo Oliveira; Walace; Maicon; Giuliano, Bolaños (Edinho) e Luan (Everton); Bobô (Henrique Almeida). Técnico: Roger Machado
Corinthians
Walter; Fagner, Felipe, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique; Marquinhos Gabriel, Elias, Rodriguinho (Guilherme) e Romero (Giovanni Augusto); André (Luciano). Técnico: Tite
Cartões amarelos: Balbuena (COR), Edinho, Henrique Almdeida (GRE)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Local: Itaquerão, em São Paulo
Correio do Povo
Os comentários estão fechados no momento.
Leia também
Inter derrota o Cruzeiro por 1 a 0 no Beira-Rio
- byJuliano Beppler da Silva
- 26 de agosto de 2024
Grêmio marca no fim e vence Criciúma pelo Brasileirão
- byJuliano Beppler da Silva
- 26 de agosto de 2024
Mais Lidas
Mais Recentes
Menor é apreendido por tráfico de drogas, em Bom Retiro do Sul
- 10 de novembro de 2024
- 3 horas
Homem é preso por tentativa de feminicídio em Bom Retiro do Sul
- 10 de novembro de 2024
- 3 horas
Ainda não há comentários