Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 12 de maio de 2024

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / Divulgação

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / Divulgação

Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito em segundo turno presidente da Câmara dos Deputado com 285 votos, na virada da noite de quarta-feira para a madrugada desta quinta-feira, dia 14. Apesar de também estar alinhado ao governo interino de Michel Temer, ele derrotou Rogério Rosso (PSD-DF), que era a primeira escolha do Planalto e também considerado aliado de Eduardo Cunha na luta contra a cassação do seu mandato. Foram 455 votos válidos e cinco em branco, todos do PSol.

O deputado federal Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele já foi líder da bancada do DEM na Câmara por dois anos. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de reforma política. Ele é presidente da Comissão Especial da DRU. No discurso de posse, ele salientou a necessidade de diálogo no parlamento. “Temos que pacificar esse plenário, dialogar a maioria com a minoria. As pautas precisam ser debatidas, discutidas e votadas”, projetou.

Maia enfatizou que vai governar com simplicidade. “Cheguei aqui muito novo e prezo muito ter oportunidade de estar presidindo os trabalhos, sendo um dos 513 deputados que, junto comigo, comandarão a Casa. Vamos a partir de amanhã governar com simplicidade.”

O novo presidente prometeu fazer uma gestão de diálogo da maioria com a minoria. “Temos muito trabalho a fazer, pacificar esse plenário, dialogar, maioria com minoria, temos uma maioria do governo que é importante para o Brasil, mas temos uma pauta da sociedade que vem através de cada um de nós que precisa ser debatida, discutida e votada. Porque não só apenas do governo que vem as boas ideias, de cada um dos nossos mandatos e de cada um dos nossos eleitores que vivem o dia a dia saem boas ideias”, avaliou.

Após a divulgação do resultado, alguns deputados chegaram a gritar “Fora, Cunha!” em referência ao fato de Rosso ser apoiado pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Maia agradeceu a Rosso, candidato derrotado, e salientou que a disputa foi “limpa, na política e é assim que tem que ser”. Após o resultado, Rosso disse que o parlamento ganha com a vitória de Maia. “Acho que a grande tarefa dele será unir a Casa, todos os deputados.”

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também