Giro do Vale / Destaque / Saúde

RS receberá 50 pacientes que estão hospitalizados com Covid-19 em Rondônia

Secretaria Estadual da Saúde (SES) atenderá pedido do prefeito de Porto Velho, que vê sistema hospitalar da cidade no “colapso”

Foto: Divulgação

O governo do Rio Grande do Sul comunicou neste domingo, dia 24, que receberá, na terça-feira, dia 26, 50 pacientes hospitalizados com a Covid-19 de Porto Velho, em Rondônia. Os pacientes serão tratados em hospitais de Porto Alegre e Canoas. No sábado, o prefeito da capital de Rondônia, Hildon Chaves, alertou para o colapso no sistema de saúde da cidade e pediu apoio. 

Dos 50 pacientes, 20 serão enviados para o Hospital Universitário de Canoas. Os outros 30 ficarão em Porto Alegre – 10 no Grupo Hospitalar Conceição, 10 no Hospital de Clínicas e 10 no Hospital Vila Nova. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) organiza uma operação de transferência desde o aeroporto Salgado Filho, onde os pacientes devem desembarcar, até os hospitais.

“Somos todos brasileiros, somos todos SUS, que prevê o atendimento a todos os cidadãos. Então, neste sentido, o RS é solidário e coloca à disposição do Estado de Rondônia para poder recepcionar, tratar e recuperar pacientes Covid. Agradeço também aos gestores municipais e aos hospitais que estão colocando leitos à disposição para poder oferecer tratamento de qualidade para os rondonienses”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A decisão foi tomada entre a SES e a secretarias municipais de Saúde das cidades que vão receber os pacientes. “São pacientes clínicos que precisam de oxigênio e de outras demandas. O governo de Rondônia quer se precaver e evitar que esses pacientes acabem na UTI, porque o Estado vive uma situação de pré-colapso. Se forem para UTI, é possível que não recebam atendimento adequado”, explicou o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Imunizante com aplicação única faz parte de promessa do governo americano de doar 80 milhões de vacinas a vários países

Prisão ocorreu durante patrulhamento preventivo na cidade.

Dois indivíduos foram flagrados quando arremessavam o material para o interior da casa prisional

Tricolor esteve na frente em duas oportunidades na Arena, mas se frustrou com o 2 a 2