Giro do Vale / Geral

Anta Gorda projeta construção de imagem de Nossa Senhora de Lourdes, maior que a do Cristo Protetor

Intensão é fomentar o turismo regional com a imagem que deve ser construída sem recursos públicos

Foto: Divulgação

A repercussão internacional do Cristo Protetor de Encantado, com o içamento da cabeça e braços da estátua de 43 metros, tem atraído turistas e também gerado uma articulação das autoridades em fomentar o turismo no Vale do Taquari. Neste sentido, o município de Anta Gorda, localizado na região alta do Vale, almeja criar um roteiro religioso com a construção de imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

O projeto prevê a construção de uma estátua de 45 metros – dois metros a mais que o Cristo Protetor, sem recursos públicos. A intenção é realizar a obra no topo do Morro Travesin, o ponto mais alto da cidade. “É um sonho, um projeto que, com certeza, sairá do papel. Se o Cristo Protetor está em Encantado, a mãe dele estará em Anta Gorda”, destaca o prefeito Francisco David Frighetto. Ele salienta que a ideia está sendo desenvolvida, e que depende de liberação ambiental, devido à mata no entorno do morro, e planos de investimos na infraestrutura, especialmente pavimentação.

Engajamento

Conforme Frighetto, a ideia foi ganhando força nos encontros de prefeitos realizados a partir da repercussão do Cristo Protetor. “Nos encontros, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, disse que o Cristo não seria nada sem o fomento do turismo na região. Assumi, então, com minha comunidade e com as lideranças regionais, o compromisso de fomentar o turismo regional com este projeto. Queremos mostrar, ainda mais, o Vale para todo o mundo”, comenta.

Para tornar o sonho em realidade, a ideia de Anta Gorda é realizar a obra com recursos privados e, para isso, o apoio da comunidade está sendo considerado fundamental. “A verba para construção será tão somente privada, sem orçamento público e com recursos buscados na comunidade e parceiros. Estamos, desde já, recebendo apoio e contando com o engajamento de pessoas de diversos lugares, estado e, inclusive, até do exterior”, explica o prefeito. Recursos do município serão aplicados somente para as obras de infraestrutura.

Sonho antigo e gruta de Itapuca

A ambição de levantar uma gigantesca estátua Nossa Senhora de Lourdes, entretanto, pode ser considerada um novo projeto para Frighetto, que outrora sonhou em construir a imagem do Cristo. “Antes de Encantando construir o Cristo Protetor, nós tínhamos o sonho de construir, no alto do Morro Girotto, a imagem do Cristo Ressuscitado. Encantado sonhou e tornou realidade. Ficamos felizes e os parabenizamos”, revela o prefeito, que em junho de 2019, na condição de Direção do Grupo de Apresentação da Via Sacra, apresentou projeto de construção do monumento à Câmara dos Deputados, por meio do parlamentar federal Nereu Crispim (PSL).

Frighetto salienta que a Nossa Senhora de Lourdes já faz parte do roteiro turístico de município. “Até onde se sabe, temos a maior gruta – de basalto – da América Latina. Além disso, temos a tradição, há mais de 80 anos, de peregrinação e homenagem a Nossa Senhora de Lourdes”, cita. A imagem fica em uma gruta de 30 de metros de largura, 3 metros de altura e 115 metros de profundidade, localizada no Distrito de Itapuca, no interior de Anta Gorda.

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Temperatura fica amena na maioria das regiões ao longo do dia

Jean Pyerre marcou de pênalti o único gol do jogo diante do Vitória da Bahia

Restos mortais estavam às margens do rio, na localidade de Chafariz