Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Calor atípico para essa época, se instala no RS a partir desta sexta-feira

Foto: Divulgação

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, dia 4, mas com nuvens esparsas na maior parte do Estado. No Oeste e no Sul, especialmente em áreas perto da fronteira com o Uruguai, pancadas isoladas de chuva ocorrem à medida que uma frente quente vai se formar sobre o território uruguaio.

O dia começa um pouco frio a ameno e com a probabilidade de bancos isolados de nevoeiro e neblina, mas com o ingresso de massa de ar quente e sob a presença do sol a temperatura se eleva acentuadamente de manhã e a tarde terá temperatura alta para esta época do ano.

No Vale do Taquari a temperatura deverá variar entre 12ºC e 27ºC.

Frente quente trará temporais e forte calor. Ar muito quente vai invadir o RS entre esta sexta-feira e o sábado. Os gaúchos vão experimentar marcas atipicamente altas para junho no final da semana, antes de um episódio de instabilidade.

Ar muito quente gradualmente toma conta do Estado e eleva acentuadamente a temperatura. No sábado, uma corrente de jato de baixos níveis, corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia, reforçará o aporte de ar quente e a temperatura subirá ainda mais. As máximas devem ficar entre 29ºC e 32ºC no Noroeste e na Grande Porto Alegre, além dos vales.

Ainda no sábado, a frente sobre o Uruguai começa a se deslocar de Sul para Norte, agora como uma frente fria, já que passará a ser impulsionada por ar frio de Sul, trazendo instabilidade para o Oeste, o Centro e o Sul no decorrer do dia com chuva localmente forte e risco de temporais no Oeste e no Sul gaúcho.

MetSul / NIH Univates

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também