Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Vale do Taquari tem a primeira Cooperativa Escolar Especial do país

Estudantes da diretoria da COOPEECS junto com as professoras coordenadoras. (Foto: Grasieli Nabinger / Divulgação)

Duas mãos, uma flor de camomila, um arco-íris e dois pinheiros. Estes são os elementos que formam o logo da mais nova Cooperativa Escolar da região de atuação da Sicredi Ouro Branco: a Cooperativa Escolar Especial Cantinho do Sorriso (COOPEECS), de Estrela. Fundada na noite do dia 18 de agosto, a entidade representa um marco histórico em nível nacional, sendo a primeira Cooperativa Escolar criada em uma APAE no Brasil.

A história, concretizada na Assembleia Geral de Fundação da Cooperativa Escolar, começou a ser escrita em 2019. Ao longo de dois anos, as equipes da Sicredi Ouro Branco e do educandário Cantinho do Sorriso, idealizaram, elaboraram e colocaram em prática o projeto, inédito no país, com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento dos jovens estudantes.

O propósito da APAE – de desenvolver a autonomia dos estudantes e incentivar a participação ativa nas comunidades – uniu-se à missão do programa da Cooperativa, que contribui para o desenvolvimento de futuros líderes, empreendedores e cidadãos com senso de participação. Dois objetivos alinhados na busca por melhoria na qualidade de vida dos envolvidos, e na afirmação que o sistema cooperativista constrói uma sociedade mais próspera e justa. “Vocês estão oportunizando que a comunidade perceba que o cooperativismo é para todos. Obrigado APAE por sinalizar esse importante caminho”, enfatizou o presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel. A COOPEECS é a 9ª Cooperativa Escolar fundada no município de Estrela, e a 27ª na área de atuação da Sicredi Ouro Branco. No seu logo, as duas mãos representam o cuidado; a flor de camomila com 20 pétalas representa cada um dos 20 sócios fundadores. Já o arco-íris sinaliza a coragem e a visão de futuro, enquanto os dois pinheiros caracterizam a união do movimento.

AI

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também