Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Casos de varíola do macaco já são registrados em 38 cidades do RS

Foto: Divulgação

Ao menos 38 cidades gaúchas já registram casos confirmados da varíola do macaco. Até esta segunda-feira, Estado soma 245 registros da doença, segundo o boletim mais atualizado da Secretaria estadual de Saúde (SES). Quase metade deles, 140 casos, estão concentrados em Porto Alegre. Na região Metropolitana, Canoas e Novo Hamburgo aparecem com 20 e 14 casos, respectivamente. 

Além dos casos confirmados da varíola do macaco, a SES investiga outras 202 pessoas com suspeita da doença.

Os sintomas principais da doença são erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais. O paciente também pode ter febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia. Todas as pessoas que forem expostas ao vírus podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características.

A pessoa pode se prevenir da varíola do macaco fazendo o uso de máscaras e higienizando as mãos. A vacina contra a doença é disponibilizada, por enquanto, apenas para grupos prioritários – que estão mais expostos ao vírus. O primeiro lote das doses chegou neste mês ao Brasil. 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também