Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 14 de maio de 2024

Inhandava exalta a participação feminina na construção da história de Bom Retiro do Sul

Presidente Bruno Petry acompanha os trabalhos finais de montagem das alegorias da Inhandava. (Foto: Juliano Beppler)

Muitas mulheres fizeram, e ainda fazem parte da construção da história de Bom Retiro do Sul. E para a retomada do carnaval após dois anos de parada, a Escola de Samba Inhandava resolveu homenagear essas figuras femininas em seu enredo de 2023, com o tema “Salve, salve Bom Retiro, viva às mulheres da tua história”.

A pandemia obrigou o carnaval a dar uma pausa nos últimos dois anos, justamente após o carnaval onde a Inhandava resgatou a aproximação com a comunidade, através do enredo que homenageou o Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA). Aliás, “essa é a ideia que a diretoria da escola pretende levar adiante: buscar temas relacionados com a cidade, para fazer com que as pessoas se identifiquem, e participem junto com a Inhandava”, destacou o presidente da entidade, Bruno Petry.

O tema de 2023 surgiu a partir de um estudo feito no livro que conta a história de Bom Retiro do Sul, onde são poucas as referências da figura feminina no contexto histórico de construção da cidade. A partir daí, foi realizado um levantamento, que contou também com a participação de pessoas da comunidade, onde foram definidas as figuras que inspirariam o enredo a partir de suas participações marcantes em áreas como educação, cultura, saúde, política, esporte, entre outras.

Programação

Na sexta-feira, dia 17, a Inhandava retorna ao tradicional palco do carnaval bom-retirense: a Rua Jorge Fett. O carnaval de rua do município ocorrerá a partir das 20h com o Carnaval Infantil, que ocorrerá em frente ao palanque principal do evento. O presidente da Inhandava reforça o convite para que os pais levem seus filhos para participarem desse momento.

Logo após, será a vez do Bloco dos palhaços entrar na avenida, levando sua tradicional alegria e irreverência ao público. Na sequência entram na passarela do samba a escola Renascer do Samba, de Estrela, e a Muleke Atrevido, de Encantado, que farão uma apresentação conjunta.

Está marcada para as 22h30min a apresentação da Escola de Samba Inhandava. Com oito alas, além do Mestre Sala e Porta Bandeira, Porta Estandarte, e mais três alegorias, a escola entrará na avenida para mostrar seu brilho e alegria, ao contar a história da força feminina na construção da história de Bom Retiro do Sul.

 O Carnaval de Rua de Bom Retiro do Sul é uma realização da Escola de Samba Inhandava, com apoio da prefeitura, contando ainda com o patrocínio de Maya Injetados, Supermercado Cauã, Supermercado Casarão, Drogaria Bom Retiro, FarmaSiste, Lojas Fritscher, D’Rose Modas e Rudibar.

A Inahnada ainda terá mais dois desfiles no carnaval deste ano. No dia 18 de fevereiro a escola se apresenta no carnaval de Estrela, e no dia 21 de fevereiro, em Taquari.

Baile de Carnaval

Após o desfile de rua em Bom Retiro do Sul, haverá baile de carnaval no Rud’s Pub, junto ao campo do Rudibar. Na sexta-feira, dia 17, se apresentam o Grupo Samba Bom e logo após Dj Nathan. No sábado, dia 18, a festa será animada pelo Grupo Mania e Dj Wiking. Domingo, dia 19 a festa segue com animação do Pagode do Rangel e mais Dj Jefin e Dj Nathan. Integrantes do Bloco Mancha Verde tem entrada livre e demais foliões pagam R$ 20 o ingresso, por cada noite de festa.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também