Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 27 de abril de 2024

Languiru apresenta carta de intensão a grupo chines, com proposta de parceria em quatro setores

Foto: Leandro Augusto Hamester / Divulgação

A Cooperativa Languiru apresentou uma carta de intenções para a empresa chinesa ITG Group, como forma de viabilizar uma aliança. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, dia 22, às 10h30min, no Hotel Hilton, em Porto Alegre. Este é um novo passo da cooperativa de Teutônia na tentativa de se reestruturar da crise financeira pela qual passa.

No evento, a cooperativa reuniu o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, de produtores e associados, representantes ITG Group, membros da Ocergs, deputados estaduais e representantes de instituições bancárias como a Cresol, Sicoob, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Sicredi e BRDE.

Conforme o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, “esse período pós-pandêmico desestruturou toda e qualquer referência que tínhamos do passado e as apostas de investimentos passaram a ter uma variável de risco muito maior”.

Além da pandemia, Bayer citou a Guerra da Ucrânia e a interferência nas importações como os motivos que desencadearam a crise na Cooperativa Languiru. Para o presidente, a persistência mostra o diferencial do cooperativismo. Entretanto, neste momento é necessário formar alianças. A parceria com o grupo chinês envolve a área de suínos, bovinos, rações e aves da cooperativa.

O protocolo de intenção de venda divide a empresa em quatro partes. Caso seja firmada a parceria, o ITG Group adquire 68% do frigorífico de aves, localizado em Westfália; 51% do abatedouro de suínos de Daltro Filho, Imigrante; 80% frigorífico de bovinos entre Estrela e Teutônia, e 51% da fábrica de rações, em Estrela.

Liping Huang, representante da ITG Group, afirmou que a parceria será importante para ambas as empresas: “Queremos crescer junto com a Languiru e entrar em mais mercados”.

Essa iniciativa de negociação com chineses é contestada por associados, que pedem maior participação nas decisões da empresa e dizem não ser consultados pela direção sobre os rumos tomados para a cooperativa em sua reestruturação.

Grupo Independente

Comentários

  • Kurt
    23 março, 2023

    Não sou associado…mas os sócio estão sendo enganados pela incompetência de seus diligentes da Coop. Ninguém compra uma empresa que não dá lucro. Quem não tem competência de dirigir um negócio tem que sair fora. Deixa o cargo para quem sabe comandar o negócio. A Coop é dos associados, e não de quem tira o seu alto salário dela…

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também