Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 28 de abril de 2024

Grêmio e Caxias empatam no primeiro jogo da decisão do Gauchão

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O Grêmio teve vantagem numérica no segundo tempo, martelou no fim, mas o Caxias resistiu depois de excelente primeiro tempo e garantiu o empate. Num jogo cheio de possibilidades, neste sábado no Centenário, o 1 a 1 acabou sendo o placar que frustrou mais os gremistas que o time da Serra. Marlon abriu o placar para o Grená, enquanto Vina empatou para o Tricolor. A decisão, agora, é na Arena.

Os comandados de Renato Portaluppi tiveram mais posse de bola, criaram mais chances e ainda tiveram um jogador a mais no segundo tempo, mas tudo isso não foi suficiente para abrir vantagem na final do Estadual. Os gols perdidos voltaram a castigar o Tricolor. O Caxias, por sua vez, abriu o placar, mas recuou e viu o Grêmio crescer no confronto.

Com o resultado, Grêmio e Caxias precisam vencer para conquistar o título gaúcho de 2023. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Caxias surpreende

Com o apoio da torcida, o Caxias começou com leve superioridade. Logo na primeira chegada, Marcelo ameaçou no cruzamento. A bola passou por Jean Dias. Os donos da casa seguiram melhores e, na segunda chegada, abriram o placar. Aos 7, após João Pedro ir com o pé mole na dividida, a bola sobrou para Marlon tocar na saída de Adriel e anotar o 1 a 0 que explodiu a festa no Centenário.

Com o gol sofrido, o Grêmio acordou no jogo e levou perigo duas vezes consecutivas. Aos 11, João Pedro finalizou de fora da área e Bruno Ferreira fez a defesa. Um minuto depois, Vina recebeu de frente para o gol, mas furou em bola na hora de finalizar.

Mesmo com mais posse de bola, o Tricolor demorou para chegar com perigo mais vezes. Aos 26, em boa troca de passes, Cristaldo recebeu de Suárez dentro da área e rolou para Vina, que finalizou. A bola desviou na zaga do Caxias e saiu pela linha de fundo. Na cobrança do córner, Bruno Alves perdeu chance clara sozinho na pequena área.

Jogando no erro do Grêmio, o Caxias teve a chance de ampliar o marcador aos 36. Bruno Uvini errou na saída de bola, Eron aproveitou e achou Peninha. O camisa 10, sozinho, finalizou mal, por cima do gol de Adriel.

Um minuto depois, os comandados de Renato quase empataram. Lucas Silva arriscou de longe, a bola desviou e Bruno Ferreira defendeu. Na sobra, Bitello bateu cruzado e Suárez complementou. O goleiro do Caxias mais uma vez salvou.

Aos 43, João Pedro faz bela jogada, em tabela com Suárez, mas finalizou fraco para defesa tranquila de Bruno Ferreira. Aos 45, Suárez tabelou com Bitello e finalizou dentro da área para ótima intervenção do arqueiro Grená.

A pressão gremista surtiu efeito nos acréscimos. Aos 47, após cobrança de escanteio de Cristaldo, Bruno Uvini desviou e Vina, na pequena área, completou para o fundo das redes, 1 a 1.

Expulsão e pouca inspiração

No início da etapa completamentar, a história do jogo parecia mudar toda a favor do Grêmio. Moacir acertou Villasanti e recebeu o amarelo. Porém, o VAR acionou Anderson Daronco, que foi no vídeo e expulsou o volante do Caxias pela entrada violenta na perna do paraguaio.

Com superioridade numérica, o Grêmio foi para cima do Caxias. Na primeira chance, Vina quase virou. O camisa 11 recebeu de Suárez dentro da área e soltou a bomba. A bola passou por cima da meta de Bruno Ferreira.

Com dificuldade na hora de criar, o Tricolor só voltou a chegar com perigo aos 24 minutos. Após cruzamento de Suárez, Bitello ajeitou e Cristaldo soltou a bomba cruzado. A bola passou perto da trave direita de Bruno Ferreira.

Para tentar chegar ao gol da vitória, Renato fez duas substituições. Gustavinho e Zinho entraram nos lugares de Villasanti e Cristaldo, respectivamente. Aos 40, quase a virada gremista. Lucas Silva soltou a bomba, Bruno Ferreira espalmou e Suárez completou. O goleiro Grená voltou a salvar e evitou o gol do uruguaio.

A última chance do jogo foi gremista outra vez. Aos 45, Suárez fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Vina. O camisa 11 completou para fora, perdendo chance incrível. Um a um e chances iguais para os concorrentes ao título estadual.

Caxias  1
Bruno Ferreira; Marcelo Ferreira, Dirceu, Fernando Fonseca e Dudu Mandai; Moacir, Marlon, Peninha (Adriel) e Diego Rosa (Ricardo Lima); Jean Dias (Yago Taborda) e Eron (Marcão). Técnico: Thiago Carvalho.

Grêmio  1 
 Adriel; João Pedro (Everton Galdino), Bruno Alves, Bruno Uvini e Reinaldo; Villasanti (Gustavinho), Lucas Silva, Bitello, Cristaldo (Zinho) e Vina; Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.

Gols: Marlon, aos 7 minutos do primeiro tempo (C); Vina, aos 47 minutos do primeiro tempo (G);
Árbitro: Anderson Daronco (RS) ,
Assistentes: Mauricio Coelho Silva Penna (RS) e Maíra Mastella Moreira (RS) 
Cartões Amarelos: Jean Dias, Adriel, Dirceu e Thiago Carvalho (C); Villasanti (G);
Cartão Vermelho: Moacir (C)
Renda: R$ 895.300,00
Público: 15.879 torcedores
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também