Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Grêmio vence o ABC em Natal, na partida de ida pela Copa do Brasil

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O Grêmio abriu boa vantagem na terceira fase da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, o Tricolor não apresentou um grande futebol, mas venceu o ABC por 2 a 0, no Frasqueirão, em Natal. Os gols, que quebraram a invencilidade de 32 jogos da equipe potiguar em casa, foram marcados por Villasanti e Bitello.

Sem Carballo e Suárez, Renato surpreendeu e optou por uma escalação com três zagueiros. No primeiro tempo, a equipe gaúcha encontrou dificuldades e precisou ser salva pelo travessão na cabeçada de Felipe Garcia. Já na etapa final, principalmente na segunda parte, o Tricolor melhorou e chegou aos gols da vitória, que o deixam em ótimas condições no confronto.

Grêmio e ABC voltam a se enfrentar no dia 27 de abril, às 21h30min, na Arena, em Porto Alegre. Os gaúchos podem perder por até um gol. A equipe potiguar precisa vencer por três de diferença para avançar ou por dois gols para levar a decisão aos pênaltis. No domingo, o Tricolor estreia no Brasileirão, contra o Santos, às 18h30min, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Travessão salva

Com o apoio do estádio lotado, o ABC iniciou o jogo com ímpeto. Porém, pouco conseguiu criar em chances de gol. Nas chegadas com cruzamentos, a zaga gremista conseguiu se safar bem. Já o Grêmio, após o início com mais dificuldade, foi se soltando na formação com três zagueiros e chegou pela primeira vez aos 15 minutos. Após cobrança de escanteio, Kannemann desviou de cabeça para fora.

Aos 21, Renato foi obrigado a fazer a primeira mudança no time. Lucas Silva se lesionou e foi substituído por Zinho. Um minuto depois, Vina acionou Bitello na entrada da grande área. O camisa 39 finalizou de direita por cima da meta de Simão. A primeira chance do ABC aconteceu aos 30 minutos. Felipe Garcia recebeu na meia direita e finalizou cruzado para boa defesa de Adriel, que espalmou para escanteio.

Na segunda chegada mais perigosa, aos 39, os donos da casa quase abriram o placar. Após cruzamento de Márcio Azevedo da esquerda, Felipe Garcia cabeceou, a bola encobriu Adriel e tocou no travessão. Na sobra, Léo Ceará dividiu com o goleiro gremista e Kannemann afastou o perigo.

Um minutos depois, a polêmica tomou conta no Frasqueirão. Márcio Azevedo cruzou mais uma vez para Felipe Garcia, que desviou de cabeça. A bola tocou no braço de Kannemann. No campo, Raphael Claus não marcou a penalidade. Após análise do VAR, a marcação do gramado foi mantida. 

Vaga encaminhada para as oitavas

Em busca do gol para abrir vantagem, o ABC voltou melhor para a etapa final. Aos 9, Maycon Douglas fez boa jogada pela direita, arrumou para a perna esquerda e finalizou para defesa tranquila de Adriel. Três minutos depois, o Grêmio respondeu com Cristaldo. Em cobrança de escanteio curto, o camisa 19 recebeu na meia esquerda e finalizou para a defesa de Simão.

Aos 25, Zinho puxou contragolpe em alta velocidade e serviu Vina, que devolveu para o atacante gremista. O camisa 48 finalizou fraco de perna direita, e o goleiro Simão fez defesa tranquila. Era boa a chance do Grêmio.

Cinco minutos depois, porém, o Tricolor abriu o placar no Frasqueirão. Vina recebeu em profundidade pelo lado direito e cruzou na cabeça de Villasanti. O paraguaio infiltrou na área e completou para o fundo das redes, 0 a 1. Os gaúchos seguiram melhores na partida e chegaram ao segundo gol cinco minutos depois.

Aos 35, após escanteio curto, Bitello recebeu na meia esquerda, ajeitou para a perna direita e finalizou no ângulo esquerdo do goleiro Simão, 0 a 2. Uma pintura em Natal!

Nos minutos finais, o ABC buscou descontar o placar, mas esbarrou na boa marcação gremista. O placar de 2 a 0 foi mantido para o Tricolor, que quebrou a invencibilidade de 32 jogos da equipe potiguar dentro dos seus domínios.

Copa do Brasil 2023 – Terceira fase

ABC-RN 0
Simão; Luiz Gustavo (Jhonnathan), Richardson, Afonso e Márcio Azevedo (Daniel Vançan); Daniel (Allan Dias), Wellington Reis e Léo Ceará (Raphael Luz); Maycon Douglas (Welliton), Fábio Lima e Felipe Garcia. Técnico: Fernando Marchiori.

Grêmio 2 
Adriel; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro (Thomas Luciano), Villasanti, Lucas Silva (Zinho), Bitello e Diogo Barbosa; Cristaldo (André Henrique) e Vina (Nathan). Técnico: Renato Portaluppi

Gols: Villasanti, aos 30 minutos do segundo tempo, e Bitello, aos 35 minutos do segundo tempo (G)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Sidmar dos Santos Meurer (SP)
VAR: Daiane Muniz (SP)
Data e hora: 13/04, quinta-feira, às 21h30min
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também