Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 28 de abril de 2024

Estado confirma a terceira morte por dengue em 2023

Foto: Divulgação

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria da Saúde do RS, confirmou mais um óbito por dengue no Estado, nesta terça-feira, dia 11. Esta é terceira morte pela doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, em 2023.

Trata-se de uma mulher de 44 anos, residente em Gramado, que possuía como comorbidade um diagnóstico prévio de doença vascular. O óbito ocorreu em 26 de março.

Mesmo em regiões com baixos índices de ocorrência de dengue, também é importante que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Principais sintomas:

-febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos
-dor de cabeça,
-dor no corpo,
-dor nas articulações,
-mal-estar geral,
-náusea,
-vômito,
-diarreia,
-manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.
O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

Situação epidemiológica

Neste ano, o Rio Grande do Sul registra 4.674 casos confirmados da doença, dos quais 4.262 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).

Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda sua série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue ano passado.

SECOM RS
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também