Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Semana começa gelada, e com temperaturas negativas no RS

Foto: Nauro Junior / Agência RBS / Divulgação

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, dia 19, com a trégua dos temporais influenciados pelo ciclone, mas nuvens vão ingressar durante o dia a partir do Oeste e do Sul. O estado segue sob a influência de uma massa de ar frio associada a centro de alta pressão. Céu claro, ar seco e vento calmo proporcionam acentuado resfriamento noturno e o dia começa gélido a muito frio no estado com marcas negativas em diversos municípios.

Deve gear na maior parte do estado. O frio favorece bancos de nevoeiro e neblina. A tarde, por sua vez, será menos fria e amena.

As mínimas rondam -3ºC em Vacaria, 0ºC em Caxias do Sul e  -5ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, não vão além de 20ºC em Erechim e 21ºC em Santa Rosa. No Vale do Taquari, os termômetros variam entre 4ºC e 19ºC.

O centro do ciclone que trouxe um desastre para o Rio Grande do Sul, entre quinta e a sexta-feira, estava no final do domingo a cerca de 3 mil quilômetros a Sudeste de Porto Alegre, sobre o Atlântico Sul. Os efeitos do sistema, que provocou vento acima de 100 km/h e chuva com volumes extraordinários, entretanto, ainda persistiam e vão seguir ao longo da semana.

O que era esperado, aconteceu. Os acumulados extremos de precipitação acabam em enchentes em municípios da Grande Porto Alegre, cortados por rios com nascentes entre a Serra e o Litoral Norte, região onde mais choveu com registros de 300 mm a 400 mm. O Vale do Sinos enfrenta a maior enchente em uma década. No fim da tarde de domingo, a régua do rio dos Sinos em Campo Bom começava a indicar uma estabilidade do nível com pico em 7,60 metros. Trata-se da maior marca desde a grande enchente de agosto de 2013, quando o nível do Sinos na cidade chegou a 7,86 metros. Hoje, o nível do Sinos começa a baixar em Campo Bom e Novo Hamburgo, mas em São Leopoldo ainda sobe antes de se estabilizar.

O Caí baixa em São Sebastião do Caí e Montenegro, mas segue muito alto em Nova Santa Rita. O Gravataí, por sua vez, tende a subir durante a semana em Gravataí e Cachoeirinha, com enchente, repercutindo em Alvorada com o represamento do Arroio Feijó. Porto Alegre escapa de uma cheia maior do Guaíba porque não choveu excessivamente no principal contribuinte que é o Rio Jacuí. A chuva retorna no meio da semana ao Rio Grande do Sul, mas não será suficiente para provocar um repique das cheias, uma vez que os volumes projetados não são altos.

MetSul / NIH Univates

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também