Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 28 de abril de 2024

Grêmio empata no fim com o Bahia pela Copa do Brasil

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

O Grêmio lutou até o fim e buscou o empate aos 49 minutos do segundo tempo contra o Bahia, na noite desta terça-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com o 1 a 1, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Tricolor vai precisar uma vitória simples no duelo de volta, na Arena, para chegar à semifinal na próxima quarta-feira. Antes da decisão no mata-mata, o Grêmio recebe o Botafogo, líder do Brasileirão, no domingo, às 18h30min.

O técnico Renato Portaluppi sofreu um problema de última hora. Suárez sentiu dores no aquecimento e foi substituído por Vina. Sem seu artilheiro, o rendimento geral gremista caiu. Na força da arquibancada, os donos da casa abriram o placar no começo do segundo tempo, com centroavante ex-Grêmio, Everaldo, em contragolpe.

Nos minutos finais e com o Tricolor modificado, o lateral Cuiabano aproveitou cruzamento de Reinaldo para cutucar no fundo da rede na bacia das almas. Resultado conquistado. Na tradição e na camisa pesada, de um pentacampeão da Copa do Brasil.

Desencaixe e ausência surpresa

O Grêmio enfrentou problemas na escalação inicial. Aliás, o maior dos seus problemas atuais. Anunciado titular, Suárez sentiu dores e foi substituído ainda no aquecimento em Salvador. Vina ganhou sua vaga.

Ao contrário do duelo no Brasileirão, o Bahia buscou uma pressão inicial impulsionado pela arquibancada. Apesar disso, os donos da casa custaram a levar perigo ao gol do goleiro Grando. As chegadas vinham em cruzamentos que o trio defensivo conseguia conter. 

Na parte ofensiva, a ausência do Pistolero reduziu bastante a agressividade do Tricolor. Vina se movimentava, mas a marcação não era aguda e dava liberdade aos zagueiros do Esquadrão para tabelar com tranquilidade. Num primeiro tempo ruim no geral, especialmente no desencaixe ofensivo gremista, a única chance de perigo aconteceu aos 29 minutos. O meia Cauly soltou uma bomba de longe e Grando espalmou pela linha de fundo. 

Cuiabano salva

A situação gremista se complicou no primeiro minuto da segunda etapa. Em rápido contragolpe, Kayky cruzou rasteiro e Everaldo entrou livre na área para vencer Grando em chute de esquerda. O gol animou os donos da casa, que pressionaram e aproveitaram um momento de instabilidade do elenco gremista. Aos 28, em lance individual, Ademir assustou com chute colocado por cima do gol. Na sequência, Renato promoveu suas primeiras trocas: Ferreira, André e Cuiabano ganharam as vagas de Cristaldo, Vina e Kannemann. 

Na base da pressão, e enérgico pelas mudanças, o Tricolor conseguiu encontrar o empate aos 49 minutos. A frágil defesa baiana enfim cedeu. Em boa trama, Reinaldo avançou pela esquerda e bateu cruzado. O goleiro Marcos Felipe deu rebote e Cuiabano empurrou para o fundo das redes. Igualdade celebrada por todos dentro do campo, e muito vaiada pela torcida do Bahia. 

Copa do Brasil 2023 – Quartas de final

Bahia 1

Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Gabriel Xavier e Chávez; Acevedo, Rezende, Cauly (Lucas Mugni) e Ademir (Ryan); Kayky (Diego Rosa) e Everaldo (Everton). Técnico: Renato Paiva.

Grêmio 1 

Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Cuiabano); João Pedro, Villasanti, Carballo (Nathan), Bitello e Reinaldo; Cristaldo (Ferreirinha) e Vina (André). Técnico: Renato Portaluppi.

Gols: Everaldo (01min/2°T) Cuiabano (49min/2°T)
Cartão amarelo: Villasanti (Grêmio) Lucas Mugni, Chávez e Diego Rosa (Bahia)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC-Fifa)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR-Fifa) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR-Fifa)
Data e hora: 04/07, terça-feira, às 21h
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também