Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 28 de abril de 2024

Grêmio perde muitas chances e perde para o líder Botafogo, na Arena

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

O Grêmio pressionou, dominou e parou na iluminada noite do goleiro Lucas Perri neste domingo na Arena. Após amplo controle, na reta final, a bola puniu o Tricolor, que viu o letal e competente Botafogo vencer por 2 a 0 e se isolar dez pontos na liderança do Brasileirão na 14ª rodada. O revés representa a primeira derrota em casa depois de 18 jogos.

O time de Renato Portaluppi colecionou oportunidades de gol com o artilheiro Suárez, Cristaldo e Reinaldo e sufocou os visitantes pela maior parte do duelo. Perri precisou aparecer em diversos momentos e alguns chutes pararam no poste. Apesar disso, bem treinados, os rivais chegaram a marcar no primeiro tempo com Tiquinho Soares, em tento anulado pelo VAR. 

No segundo tempo, os gremistas ficaram na bronca com a arbitragem por falta em Bitello dentro da área. O meia foi puxado pelo lateral Marçal, mas o árbitro entendeu que o lance foi normal. Aos 29, em vacilo do zagueiro Bruno Alves, o meia Eduardo abriu o placar em chute colocado de dentro da área. Quando foi todo para a pressão, a zaga gremista deu espaços, e o meia Carlos Alberto ampliou aos 42 para o Botafogo.

Agora, o Grêmio, que é terceiro no Campeonato Brasileiro com 26 pontos, vira a chave para a Copa do Brasil. O rival será o Bahia, na Arena, quarta-feira, às 19h. A equipe precisa vencer para avançar para a próxima fase da competição. 

Pressão e susto

Mesmo mostrando imenso desconforto no joelho durante o aquecimento, Suárez arrancou como titular do time gremista na Arena. No embalo da arquibancada, o Tricolor encurralou os líderes do Brasileirão, marcou alto e controlou as ações do duelo. Aos 4, o lateral Reinaldo bateu da entrada da área e levou perigo ao gol de Lucas Perri. Na sequência, Suárez foi travado em chute de dentro da área pelo zagueiro Adryelson. 

A melhor chance apareceu nos pés do Pistolero. Com linda troca de passes, o lateral João Pedro avançou até a linha de fundo e cruzou rasteiro para o uruguaio no centro da área. Suárez bateu colocado e mandou para fora.

O susto dos cariocas chegou em bola parada e, por um detalhe, não foi definitivo. Após cruzamento, Cuesta levou a melhor pelo alto e ajeitou para Tiquinho Soares colocar a bola no gol vazio. Depois de longa análise, o VAR flagrou impedimento de Cuesta e invalidou o lance. 

O temor do gol não reduziu a marcha gremista, que seguiu pressionando e desperdiçando chances de marcar. Aos 36, o paraguaio Villasanti entrou na área com imposição física e bateu rasteiro, cruzado, assustando Perri. Suárez, que a todo momento deixava claro suas dores, voltou a aparecer na reta final. Após bom cruzamento de Cristaldo, Suárez antecipou a marcação e bateu por cima.

Bronca com arbitragem e Botafogo letal

Renato, diante do bom primeiro tempo, não promoveu alterações. Aos 4, Suárez ia fazendo um gol de placa na Arena. Por cobertura e com o lado do pé, o uruguaio encobriu Lucas Perri e acertou o poste da entrada da área. O Grêmio protestou um pênalti aos 8. Bitello recebeu dentro da área, fintou o zagueiro e foi puxado por Marçal. O árbitro mandou o jogo seguir e não foi ao VAR conferir o lance. 

Os rivais assustaram aos 11 com enorme perigo. A bola sobrou limpa para Tchê Tchê, que recolheu para esquerda e obrigou Grando a bela defesa. Quem operou um milagre foi Perri. Em rebote de chute de Suárez, Reinaldo bateu cruzado, forte, e o goleiro conseguiu salvar o que seria o gol.

As mudanças iniciais de Renato vieram aos 26. Carballo e Cristaldo deram seus lugares para Ferreira e Cuiabano. O Botafogo se reorganizou na reta final e foi letal. Aos 29, em vacilo de Bruno Alves, Segovia roubou do zagueiro e deixou com Di Placido. O cruzamento rasteiro encontrou Eduardo, que bateu colocado e venceu Grando. 

A reta final foi de pressão total do time gremista. Com Vina, Nathan e André. Entretanto, o organizado time carioca não cedeu espaços e ampliou aos 42 e liquidou a fatura. Desta vez, Reinaldo tocou errado e iniciou o ataque, que acabou em chute rasteiro de Carlos Alberto, sem chances para Grando. 2 a 0 para o Botafogo, cada vez mais líder e na ponta do Brasileirão.

Campeonato Brasileiro 2023 – 14ª rodada

Grêmio 0

Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Vina); João Pedro, Villasanti, Carballo (Cuiabano) e Reinaldo; Bitello (Nathan), Cristaldo (Ferreira) e Luis Suárez (André). Técnico: Renato Portaluppi.

Botafogo 2

Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo (Marçal); Tchê Tchê, Marlon Freitas e Eduardo; Júnior Santos (Segovia), Luís Henrique e Tiquinho Soares. Técnico interino: Cláudio Caçapa.

Gols: Eduardo (29min/2°T) Carlos Alberto (42min/2°T). 
Cartões amarelos: Reinaldo e Cuiabano (Grêmio) Hugo, Marçal, Tchê Tchê e Tiquinho Soares (Botafogo)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP-Fifa)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP-Fifa).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP-Fifa)
Data e hora: 09/07, domingo, às 18h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 47.029 torcedores.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também