Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Paciente bom-retirense toca ukulelê durante cirurgia cerebral no HBB

Foto: Cláudia Arend / HBB

Um procedimento entrou para a história do Hospital Bruno Born (HBB) na tarde desta quinta-feira, dia 17: a cirurgia cerebral do bom-retirense Eduardo Schweitzer, de 28 anos que, acordado durante o procedimento, tocou ukulele – um instrumento musical de origem havaiana, semelhante a um cavaquinho.

O procedimento inédito na casa de saúde foi realizado pelo neurocirurgião Isaac Bertuol e equipe – os doutores Carlo Domênico Marrone (neurologista e neurofisiologista), Fabiano Ruoso (neurocirurgião) e Brás Antônio Finamor (anestesista) – e durou seis horas. Após a cirurgia, considerada um sucesso pelo profissional, o paciente foi internado na UTI, onde se recupera.

Conforme Bertuol, definiu-se pelo procedimento de ressecção com o paciente acordado em virtude de a lesão encontrar-se em uma área eloquente do cérebro. “Durante o transoperatório pudemos observar se atingíamos ou não a área de fala e compreensão. Ele tocava o instrumento para que pudéssemos acompanhar os movimentos e sua compreensão sobre a cirurgia. Fizemos perguntas sobre o trabalho dele, sobre sua rotina, durante o procedimento.”

Cirurgias do tipo já haviam sido realizadas no HBB, mas sem paciente tocando instrumento musical. “Em situações do tipo, avaliamos as condições de abordagem e áreas eloquentes, minimizando riscos e possíveis sequelas”, diz o especialista.

Nas redes sociais, amigos e familiares comemoraram o sucesso do procedimento cirúrgico e demonstraram o desejo de uma rápida recuperação a Schweitzer.

AI / Giro do Vale

Comentários

  • Silvana de Fátima Junqueira kronbauer
    18 agosto, 2023

    Parabéns, que Deus abençoe os médicos e o paciente, realmente incrível!

  • Adair Alves de Christo
    18 agosto, 2023

    Parabéns a toda equipe
    Em especial DR Isaac.

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também