Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Três são presos pela suspeita de autoria do atentado contra promotor de Teutônia

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma advogada está entre os presos na manhã desta quinta-feira, dia 24, por suspeita na participação no atentado contra o promotor Jair João Franz, ocorrido na quinta-feira, dia 17 de agosto, em Teutônia. Juntamente com um detento que está preso na Penitenciária de Arroio dos Ratos, ela é acusada de ser mandante do ataque. Suspeito de ser o autor dos tiros também foi preso.

Foram cumpridos nesta manhã três mandados de prisão, e 14 mandados de busca e apreensão. A operação denominada Custos Legis envolveu a Polícia Civil, Ministério Público, Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Instituto-Geral de Perícias (IGP).

De acordo com a investigação, o apenado teria uma desavença com o promotor em função de sua atuação funcional, e a advogada também teria desavença pessoal contra o promotor desde 2018 quando ele coordenou uma operação no município de Teutônia, onde ela seria servidora da prefeitura na época, e teria inclusive sido exonerada de seu cargo. Juntos, eles teriam arquitetado o crime. De acordo com o Ministério Público, todos os elementos colhidos na investigação, dão certeza da participação dos dois na participação do crime.

O terceiro indivíduo preso, é suspeito de ser o executor dos disparos de arma do fogo contra o promotor. Ele foi capturado em sua casa, em Bom Retiro do Sul durante o cumprimento de um mandado de prisão temporária. De acordo com a polícia Civil, a investigação aponta que ele teria sido contatado pela dupla que planejou o ataque, e sua função era matar o promotor, o que acabou não se consumando.

Franz foi ferido no braço e no abdômen quando chegava em casa, no Bairro Centro Administrativo, na noite do dia 17. O atirador saiu do mato, do lado oposto da residência, e disparou 15 vezes na direção do promotor que estava no interior de seu veículo. Na sequência, o criminoso fugiu e não foi mais visto. A vítima foi encaminhada pelo Brigada Militar para atendimento no Hospital Estrela, onde foi atendido e liberado. 

Em entrevista coletiva nesta manhã, o Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul Sandro Caron de Moraes destacou que o município de Teutônia, e região, seguirão com reforço policial por período indeterminado, e que qualquer tipo de ataque ao Estado, será tratado pelas autoridades policiais com resposta desproporcional.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também