Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Em jogo de dois tempos distintos, Grêmio vence o Flamengo de virada, na Arena

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Pressionado, o técnico Renato Portaluppi tirou alguns coelhos da cartola na noite desta quarta-feira. O Grêmio saiu atrás, mas após as substituições do treinador, virou e venceu por 3 a 2 o algoz Flamengo na Arena pela 29ª rodada. O resultado encerra uma sequência de quatro jogos sem conquistar três pontos no Brasileirão e recoloca o time no G-6 com 47 pontos. Além disso, contra os rubro-negros, foi o fim de um jejum de cinco anos sem vitórias em Porto Alegre.

A equipe gremista entrou com três zagueiros e viu Everton Cebolinha fazer a lei do ex valer e abrir o marcador aos 42 em contragolpe. Na volta do intervalo, diante da inércia, Renato colocou Ferreira, Nathan Fernandes e André Henrique nos lugares dos apagados Galdino, Besozzi e João Pedro Galvão. Apesar das críticas, Ferreira entrou bem e igualou o marcador aos 30. O milésimo gol gremista na história da competição por pontos corridos. Cinco minutos depois, Nathan Fernandes virou em chute cruzado. Na sequência, André Henrique ampliou. Os visitantes descontaram com Luiz Araujo de cabeça.

Na próxima rodada, o Grêmio volta a campo no sábado, às 19h, contra o América-MG.

Lei do ex

Sem Suárez, Renato recorreu ao atacante João Pedro Galvão para comandar o ataque. Voltando de lesão, o ítalo-brasileiro foi a novidade na escalação que manteve os três zagueiros. O esquema quase cedeu logo no primeiro ataque do duelo. Everton Cebolinha levou vantagem contra o lateral João Pedro e fez a bola chegar até Arrascaeta. O uruguaio finalizou cruzado para Gerson. Da pequena área, ele tocou por cima do gol. O time gremista respondeu com Villasanti de fora da área nas mãos do goleiro Rossi. 

O Tricolor buscava se impor fisicamente e fechava espaços para o Rubro-Negro. Arrascaeta, em falta, obrigou Grando a fazer boa defesa no canto. Aos poucos, mesmo sem inspiração, o ataque começou a encaixar. JP Galvão recebeu nas costas da defesa e cruzou para uma área vazia aos 17. Na sequência, ele cabeceou por cima do gol e arrancou um “Uh” da arquibancada. 

Dentro do campo, os jogadores do Grêmio pareciam sentir a aflição das arquibancadas e do momento ruim. O medo de errar fazia os atletas optarem por lances mais simples e que ainda assim acabavam sendo equivocados. Sem pressionar, o Flamengo deixava o dono da casa com a bola e esperava para contragolpear. 

A chance apareceu aos 42 e foi aproveitada. Galdino errou no ataque e os cariocas partiram rapidamente. Everton recebeu na ponta, passou por Geromel e chegou a ser desarmado por Villasanti dentro da área. No entanto, a bola sobrou para ele mesmo, que driblou o goleiro Grando e Kannemann e só empurrou para o gol vazio deixando os visitantes em vantagem.

Banco gremista muda o jogo

Renato voltou para o segundo tempo com Ferreira no lugar de Besozzi. Tite optou por Everton Ribeiro na vaga de um amarelado Erick Pulgar. O Flamengo seguia com o controle do jogo e quase ampliou aos 12. O zagueiro Pablo levou a melhor pelo alto e Grando espalmou o que seria o segundo gol.

Tite colocou Bruno Henrique e Gabigol nas vagas de Pedro e Everton Cebolinha aos 23. Cristaldo, André Henrique e Nathan Fernandes foram as opções gremistas para reverter o cenário do confronto e mudar a postura em campo. Ao contrário do que indica a nominata, as alterações gremistas melhoraram a equipe e as cariocas pioraram. Bruno Henrique entregou uma bola no pé de Villasanti. O paraguaio tabelou com Ferreira que cara a cara com Rossi só deslocou para igualar o escore aos 30. 

Nathan Fernandes fez a virada acontecer em chute cruzado aos 35 minutos. Na pressão, André Henrique ampliou aos 40 minutos em mais uma boa jogada do paraguaio Villasanti. O Flamengo se lançou ao ataque e descontou de cabeça com Luiz Araujo. A pressão foi insuficiente e os três pontos ficam em Porto Alegre.

Brasileirão 2023 – 29ª rodada

Grêmio 3

Gabriel Grando; Bruno Alves, Pedro Geromel e Kannemann (Nathan Fernandes); João Pedro, Villasanti, Pepê e Reinaldo; Besozzi (Ferreira), Galdino (Cristaldo / Uvini) e JP Galvão (André Henrique). Técnico: Renato Portaluppi.

Flamengo 2 

Rossi; Wesley, Pablo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar (Everton Ribeiro), Thiago Maia, Gerson e Arrascaeta (Luiz Araujo); Everton Cebolinha (Gabi) e Pedro (Bruno Henrique). Técnico: Tite

Gols: Everton Cebolina (42min/1°T) Ferreira (30min/2°T) Nathan Fernandes (35min/2°T) André Henrique (40min/2°T) Luiz Araujo (44/2°T)
Cartões amarelos: Everton Ribeiro, Luiz Araujo, Pulgar e Leo Pereira (Flamengo) Geromel, Kannemann e Ferreira (Grêmio)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-FIFA) e  Luanderson Lima dos Santos (BA-FIFA)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG-FIFA)
Data e hora: 25 de outubro de 2023, quarta-feira, às 21h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também