Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 27 de abril de 2024

Chuva que deve cair esta semana gera preocupação de nova cheia, diz Defesa Civil

Foto: Divulgação / Prefeitura de Encantado

A Defesa Civil estadual emitiu um novo alerta para risco de enchente do Rio Taquari nesta semana. Dessa forma, o rio poderá passar da cota de inundação (19m) em Estrela poucos dias depois de ter subido a 28,94m (cota atingida no domingo, dia 19). Segundo o comunicado da Sala de Situação da Defesa Civil do RS e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), entre terça-feira, dia 21, e quarta-feira, dia 22, há risco de tempo severo com descargas elétricas, eventual queda de granizo grande e rajadas de vento que podem passar dos 90 km/h em praticamente todas as regiões do Estado. Além das tempestades, espera-se volumes elevados entre o Oeste, Campanha, Sul e Norte gaúcho.

Nesta terça, a influência de uma baixa pressão e do fluxo de umidade favorecem as chuvas pontualmente fortes com descargas elétricas, eventual queda de granizo grande e rajadas intensas de vento (podendo superar os 50 km/h durante os temporais) nas áreas da Oeste, Campanha e Sul gaúcho.

Ao longo da quarta, as tempestades ganham força e se espalham pelo Estado, devido à persistência da baixa pressão, fluxo de umidade e ao lento avanço de uma frente fria pelo oceano. Com isso, o risco é alto para transtornos por conta das descargas elétricas, queda de granizo grande e rajadas intensas de vento (podendo passar dos 90 km/h) no Oeste, Missões, Noroeste, Sul, Sudeste, Rrgião Metropolitana de Porto Alegre e pontos do Centro-Norte. Além disso, as chuvas serão fortes trazendo volumes que variam entre 50 e 75mm/dia em áreas do Oeste, Campanha, Sul, Centro-Norte, podendo passar pontualmente desses valores.

A tendência é que na quinta, às instabilidades com temporais pontuais ainda atuem entre o Noroeste, Norte e próximo à SC com temporais pontuais, especialmente na madrugada, manhã e até meio da tarde. Nessas áreas, os volumes tendem a variar entre 30 e 60 mm/dia. No decorrer da tarde, as chuvas se afastam dessas regiões e o tempo firme predomina sobre o Rio Grande do Sul.

Ao final deste evento os acumulados poderão variar entre 100 e 150 mm sobre o Oeste, Campanha, Sul, Norte e Noroeste, podendo passar pontualmente desses valores. Além disso, o risco é alto para tempestades isoladas com queda de granizo grande e rajadas intensas de vento, ou seja, condições para tempo severo em praticamente todas as regiões do Estado.

A condição hidrológica atual é de níveis elevados por todo percurso do rio Uruguai, com persistência da cheia, ainda acima da cota de inundação e com níveis em elevação entre São Borja e Uruguaiana (Baixo Uruguai), podendo atingir as maiores cotas de inundação registradas no ano. Já no Leste, apresentam-se cotas de inundação e alerta para o Rio Caí (em São Sebastião do Caí e Montenegro), o Rio Taquari (de Estrela).

Segundo a Defesa Civil do RS, desta forma, é indicada a condição de inundação para a bacia do Uruguai (Alto, Médio e Baixo), Taquari-Antas, Caí e Jacuí, e alerta para as bacias Apuaê-Inhandava, Várzea, Passo Fundo, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Santa Maria, Pardo, Sinos, Gravataí, Guaíba, Quaraí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Negro, Camaquã e Mirim-São Gonçalo.

Grupo Independente
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também