Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 27 de abril de 2024

Rio Taquari teve a terceira maior enchente dos últimos 100 anos

Foto: Juliano Beppler

O ano de 2023 está sendo um ano duro para as cidades banhadas pelo rio Taquari. O manancial teve a sexta enchente neste ano, e não foi qualquer cheia, esta é a terceira maior dos últimos 100 anos, atingindo o pico de 28,94 metros de acordo com o Serviço de Monitoramento Geológico Brasileiro (CPRM). 

A marca máxima atingida pelo rio nesta enchente, ocorreu às 7h do domingo, dia 19. Na sequência começou a reduzir o nível de forma lenta no comparativo com a última cheia ocorrida em setembro deste ano.

O dado impressionante e notável, é que das três maiores cotas do Rio Taquari nos últimos cem anos, duas das três maiores ocorreram apenas nesta primavera, no dia 5 de setembro (29,62 metros) e agora em 19 de novembro. A maior cheia segue sendo a de 1941 com máximo de 29,92 metros no Porto de Estrela.

Várias famílias precisaram ser removidas, ou deixaram suas casas, nas cidades por onde passa o rio. Algumas foram para casas de parentes, e outras foram alojadas em espaços disponibilizados pelas prefeituras.

Com o recuo das águas, as cidades iniciam agora o trabalho de limpeza, mais um recomeço para muitos que há poucos dias já haviam passado por outra cheia que devastou parte do Vale do Taquari, inclusive com perdas de dezenas de vidas.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também