Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Família de Teutônia luta contra o tempo para conseguir recursos, e tratar câncer raro do filho

Foto: Divulgação

Desde setembro de 2023, a família do pequeno Theodoro Carvalho Lappe, de apenas dois anos de idade, que mora em Teutônia, está na luta contra o tempo para conseguir viabilizar o tratamento contra o neuroblastoma, um tipo raro de câncer, que não chega a 15 mil casos anuais no Brasil. A medicação para o tratamento custa cerca de R$ 1,8 milhão, e além disso os pais também precisaram largar seus empregos para se dedicarem exclusivamente ao filho nesse momento.

De acordo com o pai Maiquel Carvalho Lappe, a doença foi descoberta após o filho cair de um brinquedo, e passar a reclamar de dores constantes nos joelhos. Em visitas aos médicos, veio a confirmação.

Theodoro já passou por dois ciclos de quimioterapia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), ainda no final do ano passado, e após isso, exames detectaram a presença de um tumor nos rins que já se espalhava para a medula

Quase que diariamente os pais se deslocam até Porto Alegre, onde o menino passa por novas sessões de quimioterapia. O próximo passo será a coleta de amostra da medula, visando um possível transplante para fevereiro.

Para a sequência do tratamento, é necessária a administração do medicamento Qarziba (Dinutuximab beta), que melhora em 20% a sobrevida do paciente. A não utilização do mesmo, pode aumentar em 75% a chance de evolução para óbito.

A busca pelo medicamento foi parar na esfera judicial. Os pais apresentaram laudos e documentos na busca pela conquista junto ao Estado, uma vez que a medicação está no Hospital Geral de Caxias do Sul, onde seria utilizado por outra criança que acabou falecendo.

Como os pais tiveram que abandonar suas atividades para se dedicarem exclusivamente ao cuidado da saúde do filho, passaram a contar com a ajuda e doações para manter a família que conta ainda com outras duas filhas. Doações podem ser feitas através da chave PIX CPF 06726375026, para Theodoro Carvalho Lappe.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também