Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 28 de abril de 2024

Terremoto no Japão já deixa pelo menos 48 mortos

Foto: Divulgação

Ao menos 48 pessoas morreram como consequência dos violentos terremotos no Japão, informou nesta terça-feira uma autoridade local.

O sismo de magnitude 7,5 abalou a província de Ishikawa, localizada às margens do Mar do Japão, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago, às 16h10min locais (4h10min no horário de Brasília), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Segundo as autoridades japonesas, a magnitude do tremor foi de 7,6. “Foram confirmados danos muito extensos, incluindo vítimas numerosas, desabamentos de prédios e incêndios”, declarou a jornalistas o primeiro-ministro, Fumio Kishida, mencionando uma “corrida contra o tempo” para resgatar os afetados.

A Agência Meteorológica Japonesa (JMA) informou que depois do terremoto inicial foram registradas 155 réplicas adicionais, que em sua maioria tiveram magnitudes superiores a 3.

As autoridades instaram a população a se abrigar diante do risco de ondas gigantes. Ondas de 1,2 metro de altura atingiram o porto de Wajima, na península de Noto, às 16h21 locais (04h21 em Brasília). Outras menores foram registradas em diferentes locais, incluindo na ilha de Hokkaido, no norte.

Mas a JMA anunciou, na manhã de terça-feira, a suspensão de todos os alertas de tsunami. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ofereceu em um comunicado “toda a ajuda necessária ao povo japonês”.

Situação horrível

O ministro da Defesa, Minoru Kihara, informou que mil militares estão preparados para ir para a região e que outros 8,5 mil foram mobilizados. As autoridades também usaram 20 aviões militares para avaliar os danos.

A autoridade de transporte fechou as rodovias nas áreas próximas do epicentro e a Japan Railways anunciou que os trens de alta velocidade entre Tóquio e a Prefeitura de Ishikawa foram cancelados.

Por outro lado, o governo informou que não foram detectadas consequências nas usinas nucleares do país.

Em Ishikawa e nas vizinhas Toyama e Niigata, cerca de 33,5 mil lares ficaram sem eletricidade. Muitas casas desmoronaram na cidade de Suzu, segundo os informes.

Os danos causados pelo terremoto afetaram principalmente as casas antigas, que costumam ser de madeira.

O porta-voz do governo, Yoshimasa Hayashi, reportou “seis casos” de pessoas que estavam em edifícios desabados na região de Ishikawa.

Imagens na televisão mostraram também um grande incêndio que destruiu vários edifícios em Wajima.

Um vídeo na rede social X exibiu casas antigas destruídas. “É o distrito Matsunami de Noto. Estamos em uma situação horrível. Por favor, ajudem-nos. Minha cidade está em uma situação horrível”, lamentou uma pessoa na gravação.

“Há um grave incêndio. Não podemos dizer de imediato quantas casas foram afetadas”, disse à AFP um bombeiro da localidade.

Algumas cidades do extremo leste da Rússia também emitiram alertas de tsunami, mas sem determinar evacuações.

As autoridades de Vladivostok, cidade russa de 600 mil habitantes, aconselharam os pescadores a retornarem ao porto.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também