Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 28 de abril de 2024

Governo federal anuncia construção de novas moradias para cidades atingidas pelas cheias

Foto: Divulgação

O governo federal anunciou nesta quinta-feira, dia 29, a construção de novas residências na região do Vale do Taquari, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida Rural – Calamidades. Este programa, criado em 2023, tem como objetivo beneficiar áreas afetadas por desastres naturais, como as enchentes que assolaram a região. Serão de 600 unidades habitacionais em 39 municípios do RS com um investimento de mais de R$ 44 bilhões.

A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação e Parceria do Programa MCMV Rural Calamidades ocorreu em Muçum, um dos municípios mais afetados pela tragédia. Estavam presentes o secretário nacional de Comunicação Institucional da Presidência da República, Maneco Hassen, que representou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, e o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira. Também estavam no evento a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, entre outras autoridades.

O prazo para entrega das unidades de quatro a 18 meses (sendo que o prazo de 04 meses se refere apenas às reformas). As famílias estão isentas de pagamentos de parcelas. Hassen declarou que “os beneficiários foram selecionados por entidades e cooperativas habitacionais que atuam nas áreas rurais. Os projetos aprovados serão fiscalizados e pagos pela Caixa Econômica Federal”.

Foto: Divulgação

De acordo com o governo federal, esta iniciativa é uma resposta direta às calamidades ocorridas na região e visa agilizar o atendimento às demandas originadas pelos efeitos dos desastres naturais nas áreas afetadas. Pimenta ressaltou que o programa inédito vai dar uma resposta concreta para as famílias que perderam as suas residências.

Antes, o Minha Casa, Minha Vida só atendia as zonas urbanas, a conjuntos habitacionais, a condomínios. Não tínhamos uma ação, um programa do governo que permitisse que famílias do meio rural, como as que foram atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul, pudessem receber algum tipo de apoio, alguma resposta. Por isso, foi criado este novo programa, que agora vai existir em todo o Brasil”, reforça Pimenta.

“Na hora da dificuldade, a gente precisa de parcerias com o governo do Estado, com as prefeituras municipais e principalmente com as comunidades. Ajudamos a reconstruir ruas, estradas, pontes, unidades de saúde, escolas e agora, graças ao MCMV Rural Calamidades, tivemos condições de dar uma resposta a essas 600 famílias”, acrescenta.

Número de casas dos municípios do Vale do Taquari (Amvat e Amat):

  • Arroio do Meio – 10
  • Bom Retiro do Sul – 4
  • Boqueirão do Leão – 14
  • Colinas – 14
  • Cruzeiro do Sul – 25
  • Encantado – 8
  • Muçum – 36
  • Progresso – 14
  • Roca Sales – 11
  • Santa Tereza – 10
  • Travesseiro – 6

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também