Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Segue alerta de muita chuva nos próximos dias no RS

Foto: Divulgação

A MetSul alerta que o cenário é muito preocupante porque tem muita chuva ainda por vir hoje, dia 29, e durante os próximos dias, com acumulados de 100mm a 200mm em muitas cidades, e superiores em alguns pontos, onde pode chover até 300 mm. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo WRF em 72 horas entre 9h de hoje e 9h de quinta, dia 2.

Imagem: MetSul

Já o segundo mapa mostra a projeção de chuva para sete dias a partir das 9h da manhã de hoje com dados do modelo alemão Icon, que tem alta acurácia para chuva. O modelo indica 300 mm a 400 mm em pontos do estado, marcas que correspondem a dois ou três meses de chuva em apenas uma semana, o que vai levar a um sério agravamento da situação no estado. 

Imagem: MetSul

Com isso, mais transbordamentos de arroios vão acontecer e os níveis de muitos rios subirão acentuadamente, transbordando e causando enchentes. A presença de ar quente em altitude favorece ainda temporais em pontos isolados, como o que atingiu hoje diversas cidades na região de Soledade.

Alerta de mais chuva e novos temporais

A MetSul também alerta que entre quarta e quinta-feira uma frente fria avançará pelo estado, encontrando o ar quente e úmido, gerando mais chuva intensa e tempestades localizadas de vento e granizo. A frente vai mudar o tempo em Santa Catarina e parte do Paraná com chuva localmente forte e risco de temporais. Modelos passaram a indicar um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul no final da semana com mais chuva forte.

O ingresso de ar muito quente pelo Oeste e o Norte gaúcho reforçou nesta segunda a instabilidade no RS com chuva intensa em várias cidades, e temporais localizados. O tempo abriu na Fronteira Oeste, no Noroeste e no Norte com sol pela chegada do ar quente que intensifica a instabilidade. 

Várias estradas e ruas pelo estado foram interrompidas, inclusive no Vale do Taquari onde também ocorreram transbordamentos de arroios, e alagamentos, como por exemplo na ERS-129 entre os municípios de Colinas e Imigrante, onde um caminhão foi arrastado pelas águas do Arroio da Seca.

Na ERS-129, um caminhão foi arrastado pelas águas do Arroio da Seca que transbordou. (Foto: Divulgação)

 

MetSul
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também