Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Ano letivo 2016 terá mais alunos na rede estadual

O ano letivo 2016 deve começar com mais alunos nas escolas públicas estaduais, contrariando uma série histórica de decréscimo de matrículas na última década. A queda é registrada desde 2005, quando havia 1,4 milhão de alunos na rede pública estadual de Ensino. No ano passado, eram 937.660, se<cs%-6>gundo o secretário estadual de Educação, Carlos Vieira da Cunha. Neste ano, conforme as matrículas feitas até 15 de janeiro, já estão inscritos 988.921 estudantes.

O número de matrículas, no entanto, ainda pode aumentar. No dia 3 de fevereiro será reaberto o período para os estudantes que perderam o prazo da inscrição e da matrícula. E os ajustes finais vão até o dia 29/2, quando começarão as aulas. “No ano passado, em relação a 2014, houve redução de 7,5% de alunos na rede estadual. O que estamos percebendo agora, mas os números ainda não são definitivos, é uma tendência de que a queda seja estancada este ano”, afirmou o secretário. “O fato é que, pela primeira vez, depois de muito tempo, há inversão dessa queda e, muito provavelmente, confirmaremos ao final do período de matrículas esse aumento no número de estudantes.”

Entre os fatores que podem ter provocado essa mudança está a crise financeira. “Ainda não temos condições de identificar, com clareza, quais são os reais motivos, mas houve uma migração para a rede privada, que agora está se revertendo, possivelmente, pela crise financeira”, considerou Vieira da Cunha.

O aumento das matrículas exige também maior esforço e responsabilidade por parte do governo do Estado, a fim de garantir que não ocorra falta de professores para os alunos. “Temos que saudar a mudança, porque significa que as famílias estão confiando a Educação dos seus filhos ao sistema estadual de Ensino, no entanto, por outro lado, faz com que o governo anteveja a necessidade de tomar providências para que não faltem professores em sala de aula”, destacou. “Nossa grande missão é provar que a escola pública não só deve, como pode ser eficiente e proporcionar uma Educação de qualidade”, resumiu.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também