Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Vereador sugere estudo para proibir fogos de artifício com estampido no município

João Batista Ferreira (PSB) propôs estudo para proibir utilização de fogos de artifício com estampidos. (Foto: Ivan Ariel / Divulgação)

Na sessão do Legislativo de Bom Retiro do Sul realizada na terça-feira, dia 2, os parlamentares apreciaram e votaram três matérias, sendo dois Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo, e uma indicação proposta pelo presidente da Casa, João Batista Ferreira (PSB). Ambos foram aprovados.

Proibição de fogos com estampido

Ferreira propôs que a administração municipal realize um estudo de viabilidade para implantar em Bom Retiro do Sul, a lei que proíbe a utilização de fogos de artificio com estampidos. A solicitação do vereador tem como base com base, a Lei Estadual nº 15.366, de 5 de novembro de 2019.

O proponente destaca que os shows pirotécnicos proporcionam um belo espetáculo, porém a utilização desses instrumentos com a liberação de estampidos, acaba causando impacto auditivo para crianças, animais e idosos. Junto com a indicação o vereador apresenta uma minuta de lei, encaminhada em anexo para a prefeitura.

Projetos de Lei do Executivo

Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo, que autoriza a redução da jornada de trabalho do servidor público que tenha como dependente, pessoa portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e com deficiência.

Será concedida redução da jornada de trabalho, de um terço em sua jornada diária de trabalho, sem prejuízo de sua remuneração integral. A medida se aplica apenas aos servidores com com período laboral de 8 horas diárias, e 40 horas semanais, sendo considerados dependentes, aqueles que estejam sob sua guarda ou responsabilidade, menor de 18 anos, ou totalmente inválido de qualquer idade e incapaz de prover seu próprio sustento.

Ainda teve aprovação, o Projeto de Lei que autoriza a administração municipal a contratar de forma temporária, Professor Área II, para atuação na Rede Municipal de Ensino, visando o preenchimento de vagas nas escolas municipais, no período de 3 de maio de 2023 a 22 de dezembro de 2023. A atuação do profissional será de 22 horas semanais.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também