Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 30 de abril de 2024

Bom Retiro do Sul passa a ter grupo de prevenção a recaída, e Alcoólicos Anônimos

Público acompanhou o lançamento do projeto "A Tribo da Esquina". (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

Público acompanhou o lançamento do projeto “A Tribo da Esquina”. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

No final da tarde de ontem, dia 11, ocorreu o lançamento oficial do projeto “A Tribo da Esquina”. A iniciativa que visa trabalhar a questão da prevenção a recaídas com dependentes químicos foi apresentada para as autoridades presentes. Outra novidade anunciada, foi a reativação do grupo de Alcoólicos Anônimos. Os projetos são distintos e serão realizados no mesmo endereço, ao lado da antiga prefeitura de Bom Retiro do Sul, no Centro Cidade Baixa.

O encontro iniciou com o coordenador do projeto Nelson José Breuner (74) fazendo uma explanação sobre os tipos de drogas, suas particularidades, estágios da dependência, e comportamento de um dependente. Nelson também destacou o trabalho que pretende fazer na busca pela prevenção a recaída de dependentes químicos.

Os encontros ocorrerão semanalmente, por duas horas em um período de 12 meses. Os participantes receberão as orientações de acordo com o modelo Minnesota de tratamento. Serão 12 pessoas em cada grupo, onde dois desses ocuparão vagas sociais – sem custo de participação.

Breuner também fez questão de agradecer a várias pessoas que colaboraram para que o projeto possa estar dando esse passo inicial. Ele fez um agradecimento especial a voluntária Suzi Stürmer que o auxiliou, e segundo ele, é corresponsável por estar virando realidade.

Entre os presentes no lançamento estavam o prefeito Pedro Aelton Wermann, a Primeira Dama Afaf Muhamed Wermann, a secretária de Administração e Planejamento Vanderli Fiegenbaum Candido e a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Denise Kerber.

Alcóolicos Anônimos

Breuner falou sobre o projeto que visa trabalhar a prevenção  a recaída de dependentes químicos. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

Breuner falou sobre o projeto que visa trabalhar a prevenção a recaída de dependentes químicos. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

Outra novidade anunciada, foi a reativação do grupo de Alcoólicos Anônimos (AA). Como o grupo de prevenção a recaída se reunirá apenas uma vez por semana, a intenção é aproveitar o espaço físico para também fazer esse trabalho com o AA.

Dependentes do álcool estiveram no encontro de lançamento e deram depoimentos de suas histórias de vida dentro do alcoolismo, relatando ainda a atual situação longe do álcool. “Minha vida era um lixo, hoje consegui recuperar minha família, meu emprego, e sou uma pessoa muito melhor graças a Alcoólicos Anônimos”, relatou um dos dependentes que está há dois anos sem ter o contato com a bebida. Para participar do Grupo de AA não há custo nenhum.

Contato

Pessoas que queiram se inscrever no grupo de prevenção a recaída e também aqueles que desejam participar do Alcoólicos Anônimos podem entrar em contato pelos telefones (51) 8657-6199 (Claro), ou (51) 9706-2453.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também