Ministério da Saúde anuncia quarta dose da vacina da Covid-19 para idosos
- porJuliano Beppler da Silva
- 24 de março de 2022
- 2 anos
O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira, dia 23, a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos. De acordo com a pasta, a aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço.
A orientação é que a vacina seja, preferencialmente, da Pfizer. Os imunizantes da Janssen e da AstraZeneca também podem ser utilizados, independentemente da vacina anterior.
A pasta reforça que há doses suficientes da Pfizer para aplicação neste grupo de idosos. “Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas no novo reforço, independentemente do imunizante anterior. O MS reforça que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo. Vários estados informam que também têm esses imunizantes em estoque”, disse o ministério.
O estado de São Paulo já começou, desde a última segunda-feira, a aplicar a quarta dose em idosos. Segundo o governo estadual, 900 mil pessoas nessa faixa etária receberão a aplicação nesta etapa do calendário de imunização.
O ministério, comandado por Marcelo Queiroga, analisa revogar a portaria que decretou, em 2020, o estado de emergência em saúde pública de importância nacional em decorrência da pandemia, mas enfrenta entraves legais, uma vez que há uma série de atos com efeitos vinculados diretamente a ela. Queiroga disse que não há prazo para a suspender a medida.
Diante do cenário, o ministro se reuniu recentemente com os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal — Arthur Lira (PP-AL), Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Luiz Fux, respectivamente — para tratar sobre o tema.
Nas reuniões, Queiroga informou que o governo estuda uma transição da situação da pandemia e destacou que nada será alterado de forma abrupta. O ministro mostrou, ainda, relatos da situação epidemiológica do país.
“Eu tenho dialogado com os presidentes dos poderes para que tenhamos uma transição tranquila, que essas medidas são graduais e têm de apresentar o que já existe na sociedade”, disse Queiroga, acrescentando que não há, por enquanto, novas reuniões previstas sobre o tema.
Correio do Povo
Os comentários estão fechados no momento.
Leia também
Populares encontram cadáver no Bairro Battisti, em Venâncio Aires
- byJuliano Beppler da Silva
- 9 de setembro de 2024
Mais Lidas
Mais Recentes
Populares encontram cadáver no Bairro Battisti, em Venâncio Aires
- 9 de setembro de 2024
- 1 dia
Antes do forte calor, semana começa com sol entre nuvens e temperatura agradável
- 9 de setembro de 2024
- 1 dia
Ainda não há comentários