Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Frente fria avança no Rio Grande do Sul, trazendo chuva nesta terça-feira

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira, dia 16, e traz chuva em todo o estado no decorrer do dia. A MetSul alerta que a chuva pode ser localmente forte e até por vezes torrencial na passagem da frente em diversas localidades, o que pode causar alagamentos por altos volumes em curto período.

Temporais isolados com vento não são descartados, embora o maior risco seja chuva forte. A instabilidade é mais intensa no começo do dia na Metade Oeste e da tarde para a noite na Metade Leste. No Oeste, o tempo melhora da tarde para a noite. Com a instabilidade, a temperatura não varia muito.

As mínimas rondam os 18ºC em Passo Fundo e os 17ºC em São José dos Ausentes e Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, podem chegar a 25ºC em Uruguaiana e 27ºC em Torres. No Vale do Taquari, os termômetros variam entre 22ºC e 27ºC.

A nova frente fria está associada a um ciclone extratropical na costa da Argentina, distante do Sul do Brasil. O fenômeno marcará o final de uma longa sequência de instabilidade, responsáveis por volumes de chuva no Rio Grande do Sul acima de 150 mm em algumas cidades e superiores a 400 mm em setores do Leste catarinense.

Não há previsão de cenário como o do dia 21 de março, quando vendavais intensos e generalizados deixaram milhões de gaúchos sem luz. Em diferentes pontos, há risco de a chuva ser moderada a forte com elevados volumes localizados em curto período, o que pode provocar alagamentos.

O risco de tempo severo não será alto, mas não pode se descartar a ocorrência de alguns temporais isolados com raios, rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo. A tendência é que a máxima atividade frontal no Sul do Brasil ocorra mais a Oeste da região, onde será maior o risco de chuva forte e temporais isolados. No caso do estado, no Noroeste, no Oeste, Centro e Campanha, embora não se afaste chuva forte e ocasionais temporais em outras regiões.

O tempo melhora já na terça no Oeste gaúcho e em todo o Rio Grande do Sul amanhã com uma massa de ar seco e mais frio de alta pressão. O ar seco associado a um centro de alta pressão na sequência da frente fria vai garantir uma segunda metade da semana com predomínio do sol e tempo aberto no estado.

A atmosfera mais amena, o perfil seco e a escassa nebulosidade favorecerão noites bastante amenas ou frias na maior parte dos municípios. Nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho, caso dos Aparados, poderá ter até formação de geada.

 

MetSul / CPTEC / INPE
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Publique seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também